Quem somos

Somos um grupo de cidadãos livres, unidos por uma causa comum, voluntariamente assumida: contribuir para a alteração das políticas de ambiente em Portugal e no Mundo.

Missão

Queremos agir em prol da preservação da natureza, da sua vida selvagem e do património construído, testemunho da presença dos povos e civilizações que nos precederam no território que é Portugal. Contribuir para que os valores históricos sejam recuperados e valorizados, lutar para que o equilíbrio dos ecossistemas seja restabelecido e bens essenciais como o ar, a água ou as florestas, sejam geridos de forma a não comprometer o futuro. Com conhecimento de causa e elevação, afrontar os sectores da sociedade que em proveito próprio delapidam os bens comuns, colocando em causa o interesse público e o futuro do planeta.

Valores

No propósito de levar a bom termo a sua Missão, a IRIS manter-se-á independente do poder político e económico, não solicitando subsídios ao Estado português, nem aceitando subvenções de entidades privadas com práticas ambientais e sociais reprováveis.

A crise ambiental que o planeta atravessa é o mais importante desafio que a humanidade enfrenta, mas não dissociamos o Homem do Ambiente porque compreendemos a importância dos aspetos socioeconómicos na resolução dos problemas ambientais. Não dissociamos também o património histórico da relação do Homem com o meio ambiente, porque compreendemos que esse é um pilar identitário, que garante a ligação entre as pessoas e os territórios que habitam.

Somos uma associação de âmbito nacional, capaz de intervir na discussão e resolução dos problemas dessa magnitude, mas igualmente capaz de intervir na denúncia, discussão e resolução dos problemas locais, escorando a associação em núcleos de ativistas distribuídos por todo o país, que intervenham local e combativamente, de uma forma imune a tentativas de controlo por parte de grupos económicos, partidários e sectários.

Mais informações aqui