Abril – Associação Regional para a Democracia e o Desenvolvimento

Adesão dependente do Conselho de Representantes

São objectivos desta associação, em consonância com a declaração de princípios:

  1. CONHECER PARA INTERVIR. Promover o conhecimento das realidades locais, regionais e nacionais nos seus vários aspectos, nomeadamente cultural, social, económico e político e bem assim as potencialidades e recursos mobilizáveis como base de uma intervenção na vida da comunidade e na crítica à acção do poder instituído.
  2. DINAMIZAR A PARTICIPAÇÃO. Incentivar todas as formas de democracia participativa, designadamente as organizações sócio-comunitárias, pugnando pela sua articulação com os mecanismos da democracia representativa.
  3. INTERVIR LOCALMENTE. Participar na vida das comunidades locais, nomeadamente, incentivando o relacionamento entre os orgãos de poder local e os parceiros sociais locais.
  4. INTERVIR REGIONALMENTE. Promover, incentivar e apoiar iniciativas no sentido da regionalização, nos campos cultural, social, económico e político, nomeadamente através de acções (incluindo iniciativas legislativas) que envolvam cidadãos, colectividades, associações, etc., ou a própria região em causa.
  5. INTERVIR SECTORIALMENTE. Promover e apoiar acções e iniciativas no campo sócio-profissional que visem o equacionamento e a solução dos problemas, na perspectiva do desenvolvimento e da modernização dos vários sectores do país., nomeadamente acções de formação profissional.
  6. INTERVIR A NÍVEL DA CONSTITUIÇÃO. Promover e apoiar acções de intervenção cívica para defesa e aplicação dos princípios constitucionais.
  7. INTERVIR A NÍVEL DO PODER INSTITUÍDO. Intervir a nível dos orgãos representativos, conforme as circunstâncias e a situação político-social o aconselhem.