Associação dos Oficiais da Reserva Naval1

A Associação tem por objectivos essenciais:

  1. Salvaguardar, conservar e desenvolver os valores que sempre presidiram ao espírito de serviço, de camaradagem, de lealdade, de coragem, de sacrifício e de solidariedade dos Oficiais que prestaram serviço na Reserva Naval da Marinha de Guerra Portuguesa.
  2. Promover a elevação das qualidades cívicas e culturais dos seus membros.
  3. Defender os direitos dos associados, seus cônjuges, ascendentes e descendentes no que respeita às responsabilidades de Portugal perante as consequências do estado de guerra em que este se viu envolvido até 1974, procurando que se ajustem à adequada integração social do associado ou à justa compensação dos seus ascendentes ou descendentes.
  4. Promover e desenvolver laços de amizade e camaradagem, não só entre os associados, como com todos aqueles que tenham colaborado com a Reserva Naval ou com a Marinha de Guerra Portuguesa, bem como desenvolver relações de colaboração e entreajuda com outras Associações Nacionais ou Internacionais.
  5. Desenvolver intervenção cultural e científica, em especial no campo da História e Artes Náuticas, Geografia, Matemática, Filosofia, Música e Artes Plásticas.
  6. Promover actividades sociais, culturais e desportivas, estas em especial relacionadas com o Mar e orientadas, preferencialmente, para os descendentes dos associados.

  1. Texto adaptado a partir do Artigo Segundo dos Estatutos da Associação.