Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação1

A Direcção da APDSI entendeu adoptar o texto constante do Livro Verde para a Sociedade da Informação (datado de 1997), e que é o seguinte:

A expressão Sociedade da Informação refere-se a um modo de desenvolvimento social e económico em que a aquisição, armazenamento, processamento, valorização, transmissão, distribuição e disseminação de informação conducente à criação de conhecimento e à satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas, desempenham um papel central na actividade económica, na criação de riqueza, na definição da qualidade de vida dos cidadãos e das suas práticas culturais.

Com o enquadramento natural do conceito acima referido e com o que é fixado pelos estatutos da APDSI, a Direcção estabeleceu oportunamente a sua Visão do que considera o alvo dos alvos que a associação deve procurar atingir com a sua acção.

Na Visão que formou, a Direcção da APDSI antevê:

Portugal como um país na linha da frente do desenvolvimento mundial da Sociedade da Informação e do Conhecimento e em que todos, sem distinção de classe social, de nível educacional, de deficiências físicas ou mentais, de idade ou de outros factores, possam ter acesso aos benefícios da Sociedade da Informação.

Focando-se na Visão formada, a Direcção estabeleceu a seguinte missão, a qual deve constituir um referencial natural para todas as acções a desenvolver no âmbito da APDSI:

  • Proporcionar um fórum para debate sobre a Sociedade da Informação;
  • Afirmar-se como força de pressão sobre os poderes públicos, instituições e sector privado no sentido de maximização dos benefícios da Sociedade da Informação;
  • Promover a sensibilização e qualificação no domínio da Sociedade da Informação;
  • Estimular a adequação do mercado às necessidades de desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Dos Estatutos da Associação, e em plena concordância com a Visão formada pela Direcção, decorrem naturalmente os seguintes Objectivos:

  • A Associação tem por objecto a promoção e o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal.
  • Para a prossecução do seu objecto, a Associação poderá desenvolver todas as actividades que julgue necessárias ou convenientes, nomeadamente:
    1. Informar, aconselhar e apelar para o Estado em questões políticas e legais relativas à Sociedade da Informação e do Conhecimento;
    2. Informar os cidadãos, empresas e outras entidades em questões relativas à Sociedade da Informação e do Conhecimento;
    3. Contribuir para o combate à info-exclusão;
    4. Apoiar e desenvolver actividades que façam chegar os benefícios da Sociedade da Informação ao maior número possível de cidadãos;
    5. Promover e dinamizar projectos de utilidade pública no âmbito da Sociedade da Informação e do Conhecimento;
    6. Participar em associações, cooperativas, sociedades ou outras pessoas colectivas, desde que tal participação se mostre necessária ou conveniente para a prossecução dos fins da Associação;
    7. Subscrever protocolos e acordos com quaisquer entidades que se disponham a colaborar e prosseguir os fins da Associação.

  1. Adaptação do Texto Missão e Valores a partir do site da Associação.