Centro Internacional de formação dos trabalhadores da Indústria e Energia1

O CIFOTIE é uma entidade sem fins lucrativos, Certificada, para a Formação Profissional, que forma jovens e adultos desde 1995, nas áreas da Industria, da Energia, da Eletricidade, da Eletrotecnia, com vista à sua total empregabilidade.

A formação de excelência do CIFOTIE, tem como objetivo proporcionar aos formandos, os conhecimentos tecnológicos, no plano prático, associados às teorias do conhecimento, de modo a facilitar a sua total inserção no mercado de trabalho.

Temos também como missão o contacto permanente com a Indústria e com as Empresas, às quais prestamos diversos serviços, entre os quais Formação à Medida e Clube de Emprego.

Para o cumprimento destes objetivos, temos Polos CIFOTIE em diversos locais de Portugal, com instalações e equipamentos adequados à nossa atividade.

Em resultado da nossa forma de atuação, atingimos índices de êxito em todos os capítulos, próximos de valores totais de emprego qualificado, em grandes, médias e pequenas empresas.

E somos ainda fator de empreendedorismo, incluindo as novas áreas tecnológicas das Energias Renováveis.

O CIFOTIE tem como objetivo a satisfação das necessidades de formação, qualificação, certificação e desenvolvimento profissional, para um Emprego com Qualidade, nas áreas da Indústria, Energia, Eletricidade e Eletrotecnia, em todo o País.

Tendo como objetivo final a Excelência dos Homens e das Empresas Industriais, o CIFOTIE procurará pelo contínuo desenvolvimento Profissional, Educacional, Social e Cultural, a dignificação das Profissões, a sua eficácia e a competência das Pessoas, rumo ao Pleno EMPREGO com qualidade.

Neste quadro de objetivos destacamos as missões do CIFOTIE com vista ao Emprego com Qualidade:

  1. Apoiar e Fomentar a Valorização das Pessoas e das Empresas:
    1. Formação Profissional Certificada
    2. Formação Continua ao Longo da Vida
  2. Prestar Serviços às Empresas:
    1. Formação Profissional à Medida
    2. Formação de Profissionais de Formação
    3. Apoio Técnico e Organizacional
  3. Promover a Formação e Inserção Profissional dos Jovens e dos Adultos no âmbito:
    1. Cursos de Aprendizagem Sistema de Formação Dual com Dupla Certificação
    2. Curso de Educação e Formação de Jovens e de Adultos
  4. Desenvolver Projetos de Cooperação abrangentes e inovadores a nível Nacional e Transnacional
  5. Certificação Europeia, Reconhecimento e Validação de Competências Profissionais
  6. Incentivar uma Politica de Igualdade de Oportunidades

Preparar Profissionais habilitados para o desempenho das múltiplas atividades que integram o Setor da Construção Civil e Obras Públicas, através da realização de Ações de Formação Profissional e de Certificação Profissional:

  • Provendo às necessidades e correspondendo às expectativas dos Clientes, tanto individuais como Entidades e/ou Empresas;
  • Contribuindo para a dignificação do Homem, para a criação de uma nova geração de profissionais, mais consciente e melhor preparada, bem como para a rentabilização dos recursos humanos e materiais afetos pelas Empresas à sua produção;
  • Promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos Formandos utilizando, para o efeito, modelos pedagógicos em constante evolução que tenham, como quadro de referência, a permanente evolução das tecnologias aplicáveis à Indústria da Construção e as mais modernas técnicas de gestão.

Tendo como Objetivo Final a Excelência dos Homens e das Empresas do Setor, procurará, pelo contínuo desenvolvimento Profissional, Educacional, Social e Cultural, a dignificação das Profissões, a sua eficácia e a competitividade das Pessoas.


  1. Texto adaptado a partir dos site da Associação.