Programa Cidadania – Exclusão Digital

Sessão de Abertura

Dia 23 Jul 2020 – das 21:00 às 23:00
“Da #Exclusão à #Inclusão Digital – Oportunidades e Ameaças?”,

Novos Paradigmas de Ensino e Aprendizagem

Dia 9 Set 2020 – das 21:00 às 23:00

Webinar Exclusão Digital – Crianças institucionalizadas

Dia 23 Set 2020 – das 21:00 às 23:00

Descrição geral da iniciativa

No âmbito do programa Cidadania, a PASC-CC, está a  promover um ciclo de 11 encontros sobre a Exclusão Digital – oportunidades e ameaças no pós-covid19.

Este ciclo de encontros digitais, webinares ou videoconferências, tem por objectivo debater e apontar possíveis soluções que permitam de uma forma integrada contribuir para combater a exclusão digital.

Em cada encontro, abordaremos também a evolução histórica assente nos seguintes momentos temporais:

1. Histórico
Primeiras experiências relacionadas com a educação, considerando os contributos dos projectos/programas: Minerva (1985-1994); uARTE – Programa Internet na Escola do Ministério da Ciência e Tecnologia (1997-2002); Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas (CRIE) do Ministério da Educação (2005-2007); Iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” (2006- 2010); e “Plano Tecnológico da Educação – projecto Magalhães (2008-2015);

2. Passado recente
Período que decorre entre o final da última grande iniciativa, projecto Magalhães, até 13 Mar 2020, data em que são fechadas as escolas devido à Pandemia;

3. Pandémico
Com início no decretar o plano de Emergência Nacional (14Mar2020) até aos dias de hoje, ou mais especificamente, até ao final do ano lectivo em curso e para o qual utilizaremos a data de 31 de Agosto de 2020;

4. Pós-Pandémico ou Futuro

Como início a Setembro de 2020, considerando o ano lectivo de 2020/2021 em diante;

Considerando as evidências, decorrentes da reacção e operacionalização implementada no período Pandémico, concluímos a inexistência de plano de contingência em muitos sectores, ou em limite a existência de Planos desajustados, pelo que faz todo o sentido abordar a necessidade de considerar no último momento temporal este tema.

Devido à importância e complexidade do tema, e com o objectivo de criar uma discussão mais abrangente e inclusiva, decidimos promover vários encontros o que nos permitirá obter uma visão multidimensional deste fenómeno. Assim estruturámos os encontros por sub-temas:

  1. “Da #Exclusão à #Inclusão Digital – Oportunidades e Ameaças?”
    Um primeiro encontro, intitulado “Da #Exclusão à #Inclusão Digital – Oportunidades e Ameaças?”, como o objectivo de enquadrar as macro oportunidades e meaças à Exclusão Digital e considerando os pontos chaves de actuação para o futuro;
  2. Jovens integrados em Lares ou Centros de Acolhimento
    Um encontro dedicado, à problemática da Exclusão Digital de Jovens integrados em Lares ou Centros de Acolhimento;
  3. Os mais idosos que se encontram em Lares ou vivem isolados
    Um encontro dedicado, à problemática da Exclusão Digital dos mais idosos que se encontram em Lares ou vivem isolados;
  4. Sessões para cada nível de Ensino
    Devido à complexidade e especificidade de cada nível de Ensino, iremos promover uma série de cinco encontros dedicados à educação;
    Análise global da Exclusão Digital em Portugal, os números e a realidade, as várias respostas face aos constrangimentos motivados pela Pandemia;

    1. Sessão dedicada ao Ensino Pré-escolar;
    2. Sessão dedicada ao Ensino Básico;
    3. Sessão dedicada ao Ensino Secundário;
    4. Sessão dedicada ao Ensino Superior;
  5. Um encontro dedicado ao Teletrabalho e à Exclusão Digital no ambiente de trabalho. Uma visão que partirá do sistema de Ensino, mas com o objectivo de debater algumas realidades dos restantes sectores económicos ou empresariais, e que abordará o contributo da #Inclusão Digital como fonte de produtividade empresarial;
  6. Um encontro dedicado à Formação como contributo para mitigar a #Exclusão Digital.
  7. Análise Estatística
    Uma sessão de trabalho dedicada à análise estatística, existente sobre a Exclusão Digital em Portugal, considerando a classificação actual versus a realidade posta a nu no momento Pandémico;