APDSI                pascpltfrmacor118-e1414378192361.png

Tertulia-Debate

A Nova Geopolítica

na Era da Inteligência Artificial

Dia 11 de Julho às 17 horas

Universidade Europeia
Quinta do Bom Nome
Estrada da Correia –Carnide – Lisboa

Inscreva-se

Os países estão a perder o controlo do impacto potencial da inteligência artificial (IA) e têm dificuldade em encontrar novos modelos de governação e regulação sobre os recentes avanços da ciência e da tecnologia. A ascensão da inteligência artificial não só está a alterar os modelos convencionais de governação, gestão e crescimento, mas também está a quebrar todas as fronteiras definidas pelos decisores humanos. As fronteiras entre estados, entre homens e máquinas e entre o verdadeiro e o falso, são cada vez mais difusas. Daí resulta uma nova dinâmica do poder redefinindo os critérios sobre os quais a geopolítica foi estruturada, ameaçando os fundamentos da paz e da segurança globais.
A inteligência artificial está a alterar o equilíbrio de poder no ciber e no geo-espaço e é necessário responder a novos desafios:

  • Quais serão os pressupostos da política e da soberania dos estados, dentro e fora das fronteiras nacionais?
  • Será que as atuais alianças internacionais sobreviverão?
  • Será que irão surgir novas soberanias no ciberespaço?
  • Quem vai governar a Internet e mandar em todos nós?
  • Qual o papel da cidadania num contexto de transformação digital e nestes novos espaços de poder?

Estes e outros temas serão abordados na Tertúlia-Debate sobre “A Nova Geopolítica na Era da Inteligência Artificial”, organizada pelo Grupo dos Futuros da APDSI e pela PASC.

O painel está completo

Oradores confirmados

Victor Angelo Victor Ângelo

Esteve 32 anos ao serviço da Organização das Nações Unidas, onde foi Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Operações de Paz,. É atualmente Conselheiro Internacional Sénior do Geneva Centre for Security Policy (GCSP). É Membro do Conselho de Administração da Fundação PeaceNexus (Suíça) e assessor internacional de Governance, gestão de crises e segurança.

Garcia Leandro  Garcia Leandro

Entre outras funções de relevo, é General do Exército português, foi Governador de Macau (1974-1979), destacou-se como professor do ensino superior militar e como professor e investigador no campo da estratégia e da segurança internacional, sendo um conhecido comentador televisivo nestas matérias. É um dos ativos fundadores da PASC – Casa da Cidadania.

José Legatheaux Martins  José Legatheaux Martins

Professor Catedrático da Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Doutorado em sistemas de computação e redes. Pioneiro na introdução da Internet no início dos anos 90 em Portugal. Presidente da Direção da Internet Society (Portugal Chapter). As suas atuais áreas de investigação passam pelo roteamento em redes e pelo estudo da governação e evolução futura da Internet.

Franciaco Santos Francisco Santos

Professor Associado do Instituto Superior Técnico e investigador sénior no Grupo de Inteligência Artificial para Pessoas e Sociedade do INESC ID. Doutorado em Computer Science pela Universidade Livre de Bruxelas. Aplica e desenvolve ferramentas de modelagem para entender a dinâmica coletiva e a tomada de decisões em ciências sociais e da vida, tendo trabalhado em problemas relacionados com a evolução da cooperação, normas sociais humanas, ciência de redes, entre outros.

Apoio institucional

Universidade Europeia auditório   Veja a localização aqui

Metro – Estação de Carnide (Linha Azul)
Autocarros Carris – 726, 729, 768

Cartaz A Nova Geopolítica na Era da Inteligência Artificial