13 de Dezembro: VIII Conferência anual da PASC, com Debate sobre “a questão dos incêndios” e Entrega do Prémio PASC de Cidadania 2025 a Isabel Jonet (Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome), eleita, por unanimidade, pelo nosso Júri…

No dia 13 de Dezembro do corrente ano, decorrerá a VIII Conferência Anual da PASC (Plataforma de Associações da Sociedade Civil/ Casa da Cidadania), o nosso momento mais alto em cada ano. Esta nova Direcção da PASC, entretanto reeleita no primeiro semestre deste ano – com os representantes indicados pelo MIL: Movimento Internacional Lusófono, Associação David Melgueiro, DARIACORDAR/ Zero Desperdício, Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e SEDES: Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – tem realizado sessões semanais (já mais de meia centena) por videoconferência, mas nem por isso diminuímos a importância destas Conferências, que são e continuarão a ser o nosso momento mais alto em cada ano.

Desta vez, os trabalhos decorrerão na Marinha Grande, em articulação com a associação PASC local: Marinha em Movimento, a quem desde já agradecemos todo o empenho na organização do evento. Depois de no ano passado termos realizado a nossa Conferência Anual em Viseu (em articulação com a associação PASC local: PROVISEU), uma vez mais estaremos fora de Lisboa, assim cumprindo a nossa promessa de descentralizarmos o mais possível a própria PASC. Também aqui, importa, a nosso ver, que a Sociedade Civil dê o exemplo. Portugal continua a ser um país demasiado centralizado em Lisboa, onde (quase) tudo acontece. Importa, por isso, contrariar essa tendência, valorizando outras localidades – no nosso caso, localidades onde existam associações PASC.

Da parte da manhã, a partir das 11h, os trabalhos decorrerão no Espaço Cidadão da Marinha Grande e teremos um Conselho de Representantes da PASC, onde, no essencial, iremos fazer um balanço dos três Grupos de Trabalho da PASC (Democracia, Cidadania e Inclusão Social; Transição Climática e Energética, Mar e Território; Lusofonia e Relações Internacionais) e apresentar os novos candidatados a Membros da PASC. Ano após ano, a PASC continua a crescer, não só por todo o país, mas igualmente integrando outras associações sediadas por todo o espaço lusófono, o que tem sido também um objectivo estratégico desta nova Direcção da PASC. Às 12h, teremos ainda uma Assembleia Geral da PASC, onde iremos votar o nosso Plano de Actividades e Orçamento para 2026, a admissão dos novos candidatados a Membros da PASC e, finalmente, a eleição de Ernâni Lopes, a título póstumo, como Sócio Honorário da PASC.

Depois de um merecido almoço de confraternização num restaurante local – que a própria PASC irá oferecer a todos os presentes –, a sessão retomar-se-á, às 15h, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, com um Debate sobre “A questão dos incêndios”, organizado pela Associação Marinha em Movimento. Finalmente, às 17h, iremos proceder à entrega do Prémio PASC de Cidadania 2025. Há dois anos, o Prémio foi entregue a Henrique Neto. No ano passado, a Paulo de Morais. Este ano, o Júri (composto por Maria Perpétua Rocha, Annabela Rita, Jorge Rangel, Jorge Robalo e Vasco Soares da Veiga) decidiu, por unanimidade, entregar o Prémio a Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, enquanto mais um excelso exemplo de força da Sociedade Civil. Fica o convite para que se juntem a nós: juntos seremos mais fortes e “quanto mais forte a Sociedade Civil, maior será Portugal”.

Renato Epifânio

Presidente da Direcção da PASC

Deixe um comentário