
Convite à participação
Agradecemos a sua participação no “2º Workshop Administração Aberta: Um Desafio para o Estado e para a Sociedade”, no âmbito da Open Gov Week 2022, que ocorreu hoje, dia 18 de maio (quarta-feira).
Conforme mencionado no término da sessão, partilhamos os links dos grupos de trabalho para que possa continuar a submeter diagnósticos e propostas de ação e consultar os contributos de todos de uma forma colaborativa, sobre os temas debatidos nas 4 salas.
Estes formulários estarão disponíveis para resposta e consulta até ao dia 31 de maio.
- Sala 1 – Cibersegurança e continuidade de serviços
Dinamizador: Gonçalo Caseiro
Escrever
https://pt.surveymonkey.com/r/OGW_Sala1
Consultar em tempo real o que todos vão escrevendo no grupo
https://pt.surveymonkey.com/results/SM-fTAJ9dABGFje1wUrVNf6jg_3D_3D - Sala 2 – Partilha e reutilização de dados
Dinamizador: João Curado
Escrever
https://pt.surveymonkey.com/r/OGW_Sala2
Consultar em tempo real o que todos vão escrevendo no grupo
https://pt.surveymonkey.com/results/SM-4IPTcAsD0vWZZjmdtpbzXQ_3D_3D/ - Sala 3 – Investimento (PRR), Transparência e poder do cidadão
Dinamizador: João Paulo Batalha
Escrever
https://pt.surveymonkey.com/r/OGW_Sala3
Consultar em tempo real o que todos vão escrevendo no grupo
https://pt.surveymonkey.com/results/SM-mEv_2FT3iEU5v3MgoiBDNjow_3D_3D/ - Sala 4 – Inclusão e universalidade dos serviços públicos
Dinamizador: Joana Costa
Escrever
https://pt.surveymonkey.com/r/OGW_Sala4
Consultar em tempo real o que todos vão escrevendo no grupo
https://pt.surveymonkey.com/results/SM-9B9EsG025n9
Workshop em 4 salas ZOOM
Objetivos
- Estimular o debate construtivo entre as instituições públicas e representantes da sociedade civil, juntando um grupo de especialistas e interessados no desenvolvimento de uma administração pública cada vez mais aberta, transparente, responsável, inclusiva e centrada no cidadão
- Os temas das salas virtuais pretendem abrir o espectro para a execução e cumprimento do II Plano de Ação Nacional
- Neste evento os verdadeiros protagonistas são todos os participantes
Inscreva-se aqui
Programa
10:20 | Recepção dos participantes | |
10:30 | Abertura | Fátima Madureira – Presidente da AMA – Agência para a Modernização Administrativa Américo Ferreira – Presidente da PASC – Casa da Cidadania Helena Monteiro – Presidente da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação |
10:45 | Apresentação da OGP e dos seus propósitos a nível internacional | Agência para a Modernização Administrativa |
11:00 | Trabalho dos grupos em 4 Salas ZOOM | Sala 1 – Cibersegurança e continuidade de serviços Dinamização: Gonçalo Caseiro Sala 2 – Partilha e reutilização de dados Dinamização: João Curado Sala 3 – Investimento (PRR), Transparência e poder do cidadão Dinamização: João Paulo Batalha Sala 4 – Inclusão e universalidade dos serviços públicos Dinamização: Joana Costa |
12:00 | Apresentação das conclusões dos grupos Debate em Plenário | Moderador: Luís Vidigal |
12:30 | Encerramento | Mário Campolargo – Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa (a confirmar) |

Entretanto poderá consultar aqui as sinopses e alguns sites de referência para preparar as suas intervenções no grupo que irá integrar:
Sala 1 – Cibersegurança e continuidade de serviços
Dinamizador: Gonçalo Caseiro
O mundo digital e o mundo físico são hoje duas metades incindíveis. Ao longo dos últimos anos têm existido diversos ataques cibernéticos que provocam disrupções e causam um tremendo impacto nas sociedades. O impacto dos últimos ataques em Portugal ficou bem demonstrado no caso de um operador de telecomunicações, onde até a linha de emergência 112 ficou inoperável, num jornal que deixou de ter capacidade de divulgação online, e, mais recentemente, num hospital que teve de cancelar consultas e cirurgias.
- O que deve ser a preservação da “continuidade de serviço” na Administração Pública? Em que sectores e com que políticas?
- Como compatibilizar os custos inerentes a infraestruturas físicas, humanas, e informáticas alternativas com os custos inerentes a essa mitigação de risco?
- Como pode ser incentivada e promovida a gestão do risco de cibersegurança nos mais altos responsáveis pelas instituições públicas?
- A análise de impacto no negócio, que deveria permitir estabelecer prioridades de recuperação deve ser feita centralmente ou a nível de cada organismo?

- Recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção sobre Boas Práticas de Cibersegurança
- PROJETO DE RECOMENDAÇÕES SOBRE GESTÃO DA CONTINUIDADE DE NEGÓCIO
- RECOMENDAÇÕES SOBRE GESTÃO DA CONTINUIDADE DE NEGÓCIO
- A continuidade do negócio é cada vez mais importante
- ISO 22301:2019 Security and resilience — Business continuity management systems — Requirements
- ISO 27000 and the set of Information Security standards
- IT Service Continuity Management Business Impact Analysis Process Activity
- Lista de ciberataques exaustiva disponível no website do Center for Strategic & International Studies
- Cibersecurity policy making a turning point
Sala 2 – Partilha e reutilização de dados
Dinamizador: João Curado Silva
A administração pública dispõe, para o seu funcionamento a nível central, regional e local, do maior repositório de dados fiáveis do país, de que são curadores destacados o IRN, a AT, os municípios, entre outros. Este grupo irá centrar-se sobretudo na importância, na arquitetura, na interoperabilidade e no valor dos dados para a prestação de melhores e mais atempados serviços públicos de qualidade e para a dinamização da economia. Aqui ficam algumas questões para reflexão:
- Como deverão ser implementados processos de medição e avaliação de impacto da abertura de dados na sociedade?
- Que requisitos podem ser desenvolvidos, para que as entidades da AP, criem e mantenham um inventário de dados atualizado?
- Como a partir da abertura dos dados se poderão reduzir assimetrias entre organismos da AP (central, local e regional)?
- De que forma poderá existir a colaboração entre a AP, o Setor Privado, a Academia e a Investigação) no sentido de se tirar partido da partilha e da reutilização de dados?
- Como pode ser promovida a inovação na AP, nos serviços ao cidadão e às empresas, a partir do uso e reutilização de dados?
- Como obter mais e melhor valor dos dados, através das tecnologias emergentes?
- De que forma os dados podem ser usados para dar respostas mais atempadas e ajustadas em contextos de crise (e.g. pandemia e incêndios)?



Sala 3 – Investimento (PRR), Transparência e poder do cidadão
Dinamizador: João Paulo Batalha
O Plano de Recuperação e Resiliência, a fase final do ciclo de fundos europeus Portugal 2020
e o início da implementação do próximo ciclo, o Portugal 2030, correspondem a um dos
maiores ciclos de investimento público em Portugal. Neste grupo temático vamos discutir
com os participantes os mecanismos de transparência e o papel dos cidadãos na
implementação destes investimentos.
- Que ferramentas existem para acompanhar a implementação dos investimentos?
- Que mecanismos de participação pública e escrutínio permitirão aos portugueses ser parte ativa na decisão e aplicação destes fundos?
- Que papel para o cidadão neste ciclo de investimentos?
- Que políticas ou ferramentas de participação e escrutínio podem ser desenvolvidas para
aumentar a confiança na gestão pública e na implementação dos programas de
financiamento? - Como devemos medir o impacto dos programas de investimento público?





- Think Tank (ministeriopublico.pt)
- Fundos Europeus Estruturais e de Investimento | Comissão Europeia (europa.eu)
- Plano de recuperação para a Europa | Comissão Europeia
Sala 4 – Inclusão e universalidade dos serviços públicos
Dinamizadora: Joana Costa
Os serviços públicos e todos os organismos da Administração estão ao serviço do cidadão, de todos os cidadãos. Como pode ser garantida a inclusão e universalidade nos serviços públicos? Neste workshop pretende-se identificar eventuais entraves à universalidade dos serviços públicos e como os mesmos poderão ser ultrapassados.
- O que é um serviço inclusivo/universal?
- Será que os serviços da administração pública são inclusivos/universais? Porquê?
- Existem serviços mais inclusivos que outros? Porquê?
- Como poderão os serviços multicanal colmatar as dificuldades sentidas?
- Como funcionarão idealmente os serviços da administração pública, no futuro, eliminando estas dificuldades?




