As sugestões das Nações Unidas para a luta contra o desperdício alimentar no Dia Internacional da Caridade

No Dia Internacional da Caridade, que se comemora a 5 de Setembro, ficam aqui algumas sugestões das Nações Unidas para a luta contra o desperdício alimentar:

  1. Seja realista – Planeie com antecedência e não prepare comida para 50 pessoas se apenas cinco virão para o jantar.
  2. Congele as sobras ou distribua as quantidades entre os convidados para que eles possam levar para casa o que não foi consumido – Se cozinhar comida demais, ofereça aos seus convidados para levar algumas porções para casa. Qualquer sobra pode ser colocada no frigorífico, imediatamente, para outro dia. Geralmente, a comida não deve ser deixada fora do frigorífico por mais de duas horas.
  3. Transforme o que sobrou no almoço ou jantar do dia seguinte – Existem várias receitas criativas na internet que podem ser preparadas com a sobra de alimentos. Alguns dos exemplos são: casserole, goulash húngaro ou picadinho de carne, panzanella, uma espécie de salada com pão, suflê e outros. Não deite fora frutas, legumes ou pão. Guarde as sobras no frigorífico e use tudo o mais rapidamente possível.
  4. Consuma primeiro o que sobrou antes de cozinhar novamente – A tendência de querer preparar algo novo para cada refeição é muito comum, mas antes de cozinhar um novo prato, confira se o que sobrou ainda pode ser consumido de forma segura. Uma outra ideia é transformar as sobras num prato novo. E lembre-se de evitar reaquecer comida para depois colocá-la de novo na geladeira.
  5. Todos os convidados devem se servir e assim escolher do que querem mais ou menos– Por mais que seja agradável servir às pessoas, anfitriões jamais devem tentar adivinhar a quantidade que cada pessoa quer consumir, e geralmente quem serve erra ao pôr mais comida no prato sem necessidade. Ao permitir que os convidados se sirvam, pode-se evitar o desperdício. (E uma dica para quem se está servindo: nunca pegue mais do que o necessário, pois poderá não conseguir terminar o prato).
  6. Doe os alimentos que não puderam ser consumidos – Se comprar mais latas de bebidas ou alimentos, itens não perecíveis e comida que pode ser doada, procure uma organização de caridade e leve esses alimentos a quem precisa. Muitas entidades aceitam doações. Procure na internet quem recebe comida e não perca tempo, leve os alimentos a quem precisa!

Recordamos aqui o importante papel desempenhado pela associada da PASC, a DAREACORDAR, na sua luta em favor do “Zero Desperdício

Mais detalhes sobre o Dia Internacional da Caridade no site das Nações Unidas ou aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s