TERTÚLIA – DEBATE

Será Portugal um País Racista?

Inclusão social, culturas, segurança e outros medos

Lisboa, 10 de Novembro de 2018
Entre as 14:30 e as 17:15
Fábrica Braço de Prata – Marvila – Lisboa

Foto da Tertulia Portugal Racista

Foi uma excelente tertúlia sobre um tema que tem de ser desconstruido e abordado com frontalidade

Infelizmente ainda muitas elites e muita comunicação social tem medo de abordar este tema com rigor e imparcialidade.

Cientificamente não existem raças, mas existem comportamentos discriminatórios e um racismo português “suave, Light”e envergonhado.

O RESPEITO pela diferença foi a palavra mais acentuada nesta tertúlia, em contraposição à “tolerância” e a exclusão social o maior problema a enfrentar no nosso país.

As prisões e o abandono escolar ainda estão cheios de negros e ciganos. Será que não existe uma relação direta entre estas duas evidências? Será que o mundo que rejeitamos é o mundo que excluímos?

A PASC Casa da Cidadania enquanto plataforma de associações e pessoas livres estará sempre disponível para debater e intervir em temas que estão fechados em caixas de Pandora e que podem ser alvo de aproveitamento populista e extremismo político em qualquer momento.

Foi salientada a importância de introduzir no sistema de ensino a temática da luta contra o racismo, tendo sido decidido promover uma Tomada de Posição a este respeito para ser apresentada ao Ministério da Educação e demais poderes públicos relevantes.

Iremos voltar a este tema num futuro próximo.

Um grande obrigado a todos os que estiverem na Fábrica Braço de Prata e contribuíram para este animado e estimulante debate

Será Portugal um Pais Racista

A aceleração das migrações, a convivência intercultural, o agudizar das várias formas de exclusão social e a proliferação de vários medos criam novos e mais urgentes desafios às políticas públicas intersectoriais e à forma como interagimos uns com os outros em espaços que partilhamos e em sociedades cada vez mais diferenciadas e abertas ao mundo.

Esta iniciativa da PASC – Casa da Cidadania pretende ser um espaço de debate aberto entre perspetivas diferentes e aparentemente contraditórias, capaz de desconstruir um dos maiores tabus da sociedade portuguesa, após as recentes recomendações do Conselho da Europa a Portugal, tendo em vista a criação de um país cada vez mais cosmopolita e inclusivo.

Oradores mais destacados

Godelieve Meersschaert  Godelieve Meersschaert

Psicóloga, fundadora da Associação Cultural Moinho da Juventude. Defensora dos direitos da comunidade onde a Associação está inserida, o Bairro da Cova da Moura, o trabalho de Godelieve ajudou a um melhor reconhecimento das capacidades individuais das minorias étnicas no campo profissional e intelectual, ou seja, empowerment comunitário. Foi condecorada pelo Presidente da República em Março de 2009 É natural da Bélgica, e possui nacionalidade portuguesa, Trabalhou durante mais de 20 anos como Técnica Superior de Informática no Ministério das Finanças

Joshua_Ruah_urologia  Joshua Ruah

​​​​​​Licenciado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro do European College of Urology. Chefe de Serviço de Urologia da Carreira Hospitalar. Especialista de Cirurgia Geral da Carreira Hospitalar. Dirigiu o serviço de Urologia do Hospital do Barreiro e Chefe de Serviço do Hospital Pulido Valente. Fundador do extinto Instituto de Urologia.​ Coordenador da Especialidade de Urologia do Hospital Lusíadas Lisboa até dezembro de 2014.​ Grande Oficial da Ordem do Mérito, atribuída em 2006 pelo Presidente da Republica Jorge Sampaio. Membro da Direcção da Comunidade Israelita de Lisboa desde 1963 Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa entre 1979-1991 e 1995-1999. Membro da Associação de Amizade Portugal-Israel .Membro da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos

Marina Pignatelli Marina Pignatelli

Doutorada em Ciências Sociais, Especialidade de Antropologia (ISCSP-UTL) Pós-Doutoramento Antropologia da Religião/Judaísmo Moçambique (SOAS-U Londres). Licenciatura em Antropologia (ISCSP-UTL) Pós-Graduação em Etnologia das Religiões (FCSH-UNL); Pós-Graduação em Estudos Sefarditas (FLUL); Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial (UAberta) Curso Livre de: Parapsicologia e Religião, (Fac. Filosofia Braga); Judaísmo (CNC); Tanatologia (FCSH-UNL); Simbolismo (Fund. Casas de Fronteira e Alorna); Religiões na Contemporaneidade (FT-UCP); Kabbalah (The Kabbalah Centre); Curso de Gestão Civil de Crises (IDN) Mestrado em Ciências Antropológicas (ISCSP-UTL)

Renato Epifânio  Renato Epifânio

Presidente do MIL – Movimento Internacional Lusófono. Professor Universitário; Membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva; investigador na área da “Filosofia em Portugal”, com dezenas de estudos publicados, desenvolveu um projecto de pós-doutoramento sobre o pensamento de Agostinho da Silva, com o apoio da FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para além de ser responsável pelo Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa:

Aqui fica um vídeo sugestivo sobre o preconceito racista