Transformando as competências dos jovens para o futuro

Em 2014, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de julho como o Dia Mundial das Competências da Juventude, para celebrar a importância estratégica de dotar os jovens com competências para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo. Desde então, o Dia Mundial das Competências da Juventude tem proporcionado uma oportunidade única de diálogo entre jovens, instituições de educação e formação técnica e profissional (TVET), empresas, organizações de empregadores e de trabalhadores, decisores políticos e parceiros de desenvolvimento.
O Dia Mundial das Competências da Juventude 2022 ocorre no âmbito de esforços conjuntos para a recuperação socioeconômica da pandemia de COVID-19 que estão interconectados com desafios como mudanças climáticas, conflitos, pobreza persistente, desigualdade crescente, rápida mudança tecnológica, transição demográfica e outros.
Jovens mulheres e meninas, jovens com deficiência, jovens de famílias mais pobres, comunidades rurais, povos indígenas e grupos minoritários, bem como aqueles que sofrem as consequências de conflitos violentos e instabilidade política, continuam excluídos devido a uma combinação de fatores. Além disso, a crise acelerou várias transições pelas quais o mundo do trabalho já estava a passar, que adicionam camadas de incerteza em relação às competências e competências que serão exigidas após a superação da pandemia.
As Nações Unidas e suas agências, como a UNESCO-UNEVOC, estão bem posicionadas para ajudar a enfrentar esses desafios, reduzindo as barreiras de acesso ao mundo do trabalho, garantindo que as competências adquiridas sejam reconhecidas e certificadas e oferecendo oportunidades de desenvolvimento de competências para os jovens em idade escolar e aqueles que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação (NEET). Durante esta Década de Ação para a Agenda 2030, o pleno envolvimento dos jovens nos processos globais é vital para gerar mudanças positivas e inovação.
Evento virtual
Transformar as competências dos jovens para o futuro
15 de julho de 2022, evento global híbrido, 14h00 – 116h30 (Hora de Portugal)
O evento global “Transformar as competências dos jovens para o futuro” está a ser co-organizado pelas Missões Permanentes de Portugal e Sri Lanka junto das Nações Unidas, em conjunto com a UNESCO, a OIT e o Gabinete do Secretário-Geral para a Juventude. Ele reunirá jovens, governos, agências da ONU, representantes do setor privado e da sociedade civil para analisar o impacto das crises atuais na juventude em todo o mundo e discutir como os jovens podem se adaptar rapidamente às necessidades de um mundo em constante mudança.
Mais detalhes aqui
Texto adaptado das Nações Unidas
