Compartilhando o espírito humano através da amizade

O nosso mundo enfrenta muitos desafios, crises e forças de divisão – como pobreza, violência e abusos dos direitos humanos – entre muitos outros – que minam a paz, a segurança, o desenvolvimento e a harmonia social entre os povos do mundo.
Para enfrentar essas crises e desafios, as suas causas profundas devem ser abordadas promovendo e defendendo um espírito compartilhado de solidariedade humana que assume muitas formas – a mais simples das quais é a amizade.
Através da amizade – acumulando laços de camaradagem e desenvolvendo fortes laços de confiança – podemos contribuir para as mudanças fundamentais que são urgentemente necessárias para alcançar uma estabilidade duradoura, tecer uma rede de segurança que nos proteja a todos e gerar paixão por um mundo melhor onde todos estão unidos por um bem maior.
A origem deste dia
O Dia Internacional da Amizade foi proclamado em 2011 pela Assembleia Geral da ONU com a ideia de que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços de paz e construir pontes entre as comunidades.
A resolução enfatiza o envolvimento dos jovens, como futuros líderes, em atividades comunitárias que incluam diferentes culturas e promovam a compreensão internacional e o respeito à diversidade.
Para marcar o Dia Internacional da Amizade, a ONU incentiva governos, organizações internacionais e grupos da sociedade civil a realizar eventos, atividades e iniciativas que contribuam com os esforços da comunidade internacional para promover o diálogo entre civilizações, a solidariedade, a compreensão mútua e a reconciliação.
O Dia Internacional da Amizade é uma iniciativa que segue a proposta da UNESCO de definir a Cultura de Paz como um conjunto de valores, atitudes e comportamentos que rejeitam a violência e procuram prevenir conflitos, abordando suas causas profundas com vistas à resolução de problemas. Em seguida, foi adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1997.
Texto adaptado das Nações Unidas
